SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Sensory analysis, nitrate and nutrient concentration of lettuce grown in hydroponics under saline waterResistance of potato clones to Bemisia tabaci biotype B author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

BARRETO, Carlos Vinícius G; TESTEZLAF, Roberto  and  SALVADOR, Conan A. Dinâmica do potencial matricial em substratos de pinus e coco sob ação da capilaridade. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp. 26-31. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000100005.

O tamanho médio de partículas e a porosidade dos substratos condicionam as propriedades matriciais, interferindo na capacidade de retenção e de transmissão da água no meio. O conhecimento desses atributos é fundamental em processos de irrigação por capilaridade, para que o molhamento atinja as camadas superiores dos recipientes com níveis de tensão de água facilmente disponível. O presente trabalho teve como objetivo estudar a ascensão de água por capilaridade para determinar a posição mais apropriada do nível de saturação na ascensão capilar em recipientes com substratos de coco e pinus, de textura grossa e fina. Foram efetuados experimentos avaliando a ascensão de água por capilaridade em colunas segmentadas preenchidas com os substratos. Os valores de umidade em cada segmento foram calculados gravimetricamente e relacionados aos de tensão estimados pela curva de tensão dos substratos. Os substratos com textura fina apresentaram melhor elevação de água por capilaridade, com melhor elevação da umidade em níveis de tensão de água disponível. O substrato de coco fino apresentou água disponível em todo o perfil do recipiente, enquanto o de pinus apresentou as camadas superiores do recipiente com água retida em tensões abaixo do ponto de murcha permanente. O substrato fino de coco apresentou os melhores resultados para aplicação na irrigação por capilaridade, permitindo recomendar o seu uso com o nível de saturação posicionado a cinco centímetros do fundo do recipiente por quinze minutos.

Keywords : Água disponível; subirrigação; textura de substratos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese