SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Micropropagation of Homalomena pineodora Sulaiman & Boyce (Araceae): a new species from MalaysiaHomeopathic and high dilution preparations for pest management to tomato crop under organic production system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

KIKUTI, Ana Lúcia P  and  MARCOS FILHO, Julio. Testes de vigor em sementes de alface. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp. 44-50. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000100008.

O vigor da semente tem sido avaliado por meio de testes fisiológicos, bioquímicos e de tolerância a estresse. Mais recentemente, com o uso da análise computadorizada de imagens de plântulas, podem ser obtidas informações objetivas, em período relativamente curto, com menor interferência humana. O objetivo nesta pesquisa foi identificar testes eficientes para avaliação do vigor de sementes de alface, com ênfase para a análise de imagens digitais de plântulas. Sementes de 12 lotes (seis da cultivar Vanda e seis da Vera) foram avaliadas por meio de testes de germinação, germinação a baixa temperatura (15ºC), emergência de plântulas e envelhecimento acelerado tradicional e com solução salina (NaCl 40%) saturada, a 41ºC/48 h e 41ºC/72 h. Utilizou-se, também, o sistema de análise computadorizada de imagens de plântulas (SVIS®), desenvolvido pela Ohio State University (EUA), que forneceu dados referentes ao índice de vigor, uniformidade e crescimento de plântulas. Os testes foram realizados a cada três meses, durante 12 meses de armazenamento, sob condições ambiente. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os testes de envelhecimento acelerado com uso de solução saturada de NaCl, a 41ºC por 48 e 72 horas e de velocidade de germinação, e os parâmetros obtidos com o software SVIS, índice de crescimento de plântulas e comprimento da raiz primária, são eficientes na avaliação do vigor de lotes de sementes de alface.

Keywords : Lactuca sativa; análise de imagens de plântulas; potencial fisiológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese