SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Seed vigor tests for lettuce seedsPost-harvest quality of tomato fruits treated with high dilution preparations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

MODOLON, Tatiani A; BOFF, Pedro; BOFF, Mari Inês C  and  MIQUELLUTI, David José. Manejo fitossanitário do tomateiro com uso de preparados homeopáticos e altas diluições sob sistema orgânico de produção. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp. 51-57. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000100009.

O tomateiro (Solanum lycopersicum) sob sistema de produção convencional está constantemente sujeito a pragas e doenças, os pesticidas orgânicos sintéticos que são usados podem causar graves perturbações ao meio ambiente e à saúde humana. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de preparados homeopáticos e altas diluições no manejo de pragas e doenças da cultura do tomateiro sob sistema orgânico de produção. Foram conduzidos dois experimentos em condições de campo e um experimento em casa de vegetação. Todos eles em delineamento de blocos casualizados com cultivar Santa Cruz Kada. Os tratamentos constituíram-se dos preparados homeopáticos Staphysagria, Arsenicum album, Sulphur, Arnica montana, preparados em altas diluições de Solanum lycopersicum e Solanum aculeatissimum, nas escalas decimal (DH) e centesimal (CH) de dinamização hahnemaniana. Calda bordalesa, calda cúprica e Bacillus thuringiensis também foram incluídos em doses ponderais. O preparado de Arnica montana 12DH proporcionou a maior produção de frutos de tomateiro a campo. Danos pela broca pequena foram eficientemente reduzidos com aplicação de Sulphur 12CH, igualando a B. thuringiensis. O mesmo tratamento não foi eficiente para reduzir a incidência das brocas grandes. B. thuringiensis reduziu a incidência de septoriose a campo. Em casa de vegetação, o preparado em alta diluição de tomateiro na 12DH suprimiu completamente a incidência de septoriose, enquanto que na 24DH a doença foi drasticamente reduzida. O uso de preparados homeopáticos e preparados em altas diluições tem potencial para ser eficaz na substituição de pesticidas que são utilizados na cultura do tomate e poderia ser adequado para preencher requisito legal para o sistema orgânico de produção.

Keywords : Solanum lycopersicum; agro-homeopatia; manejo fitossanitário.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English