SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Adaptability and stability of carrot populationsProcessing quality of potato tubers produced during autumn and spring and stored at different temperatures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

AUGUSTIN, Lizete; MILACH, Sandra; BISOGNIN, Dilson Antônio  and  SUZIN, Marilei. Interação genótipo x ambiente em caracteres agronômicos e qualidade de processamento em batata. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp. 84-90. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000100015.

Nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul a batata é cultivada em dois períodos do ano: na primavera, sob condições de fotoperíodo e temperatura crescentes e, no outono, sob fotoperíodo e temperatura decrescentes. Devido às diferenças nas condições de cultivo nessas duas épocas, é fundamental a avaliação e a identificação de clones adaptados a ambas. Os objetivos do trabalho foram: i) identificar clones com alto potencial produtivo e com qualidade industrial para as condições de cultivo de outono e de primavera na região norte/nordeste do RS; ii) estimar os efeitos da interação genótipo x ambiente e de ambiente na expressão dos caracteres agronômicos e de qualidade de processamento, visando estabelecer a melhor estratégia para o melhoramento. Nesse trabalho, 170 clones de nove famílias clonais foram desenvolvidos e comparados às cultivares Atlantic, Baronesa, Catucha, Ciclamen, Hertha, Lady Roseta, Macaca, Monalisa e Vivaldi e, ao clone SMIJ 461-1, no outono e na primavera de 2006, em Passo Fundo, região norte do Rio Grande do Sul. Os caracteres avaliados foram número de tubérculos por planta, massa fresca média de tubérculos, produtividade por planta, profundidade dos olhos, teor de massa seca e coloração dos chips. Foi observada interação genótipo x ambiente significativa para todos os caracteres sendo os caracteres de qualidade de processamento, principalmente coloração dos chips, mais influenciados pela época de cultivo. A expressão do potencial genético dos clones, para os caracteres relacionados à produção, foi maximizada na primavera. Foi possível identificar clones que expressaram caracteres superiores nos dois cultivos. Os caracteres profundidade de olhos e massa seca apresentaram alta correlação entre as duas épocas de cultivo, podendo ser selecionados tanto no outono quanto na primavera.

Keywords : Solanum tuberosum; qualidade industrial; coloração de chips; cultivares de batata.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English