SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Accumulation of nutrients in sweet peppers cultivated in coconut fiberPerformance and genetic divergence of 'Brasília' carrot depending on the source of seed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

LIMA-FILHO, Dario de O; OLIVEIRA, Leidy Diana de S de; WATANABE, Eluiza AM  and  MAEMURA, Marcia Mitiê D. Formas de compra e procedência de hortaliças na rede de supermercados em Campo Grande (MS). Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp. 132-136. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000100022.

O presente estudo objetiva analisar as formas de compra dos supermercados para o abastecimento de hortaliças em Campo Grande. Foram realizadas treze entrevistas com representantes de supermercados de pequeno, médio e grande porte, responsáveis pelas compras destes produtos. Os resultados revelam que praticamente todo o fornecimento de hortaliças nos grandes supermercados é feito por produtores de outros estados, sendo que os estabelecimentos de pequeno e médio porte ainda conseguem abastecer-se satisfatoriamente com os produtores locais. Para os varejistas, o setor de hortaliças representa importante espaço de geração de tráfego interno de clientes nas lojas, sendo um fator de atração. Pode-se verificar, ainda, que as hortaliças produzidas localmente atendem ao requisito "frescor" e também possuem menor custo comparativo, porém, a regularidade no fornecimento, o volume e a variedade oferecida pelos produtores locais são considerados insatisfatórios.

Keywords : compra de hortaliças; supermercados; desenvolvimento local.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English