SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Formas de compra e procedência de hortaliças na rede de supermercados em Campo Grande (MS)Produção de brócolos em função do sistema de produção da semente e do tipo de substrato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

GRANGEIRO, Leilson C et al. Desempenho e divergência genética de cenoura 'Brasília' em função da procedência das sementes. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp. 137-142. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000100023.

Os experimentos foram conduzidos na horta experimental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró (RN), de agosto a novembro de 2007 e 2008, com o objetivo de avaliar o desempenho produtivo e a divergência genética de cenoura 'Brasília' em função da procedência das sementes. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados completos, contendo oito tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas procedências das sementes de cenoura 'Brasília' das empresas Sakata, Embrapa Hortaliças, Tecnoseed, Hortec, Feltrin, Agristar/TopSeed, Seminis e Isla. Foram avaliados a massas secas da parte aérea e de raiz, produtividade total, comercial e não comercial de raízes, coloração das raízes (ângulo de cor hº, cromaticidade e luminosidade), sólidos solúveis e divergência genética. A cenoura 'Brasília' das empresas avaliadas apresentou desempenho produtivo e qualitativo dentro dos padrões da cultivar, para as condições de condução dos experimentos. No entanto, foram divergentes, em especial nas características de produção e coloração.

Palavras-chave : Daucus carota; produção; coloração de raiz.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português