SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Determination of hydrodistillation time and harvest moment on the essential oil of peppermintYield of tomato hybrids subjected to a super density cropping author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

SANTOS, Malei Rosa dos et al. Rendimento, qualidade e absorção de nutrientes pelos frutos de abóbora em função de doses de biofertilizante. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp. 160-167. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000100027.

O conhecimento do estado nutricional da planta e a exportação de nutrientes pela cultura auxiliam na tomada de decisão nos programas de adubação, podendo melhorar a qualidade e a produtividade de frutos de abóbora. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o estado nutricional das plantas, a produtividade, a qualidade e a extração de nutrientes pelos frutos de duas cultivares de abóbora híbrida tipo Tetsukabuto adubada com biofertilizante suíno. O experimento foi realizado no período de março a agosto de 2008. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, no esquema fatorial 2 x 5, compreendendo dois híbridos (Kobayashi e Jabras) e cinco doses de biofertilizante: 0, 5, 10, 20 e 40 m3 ha-1, com quatro repetições. A maior produtividade de frutos foi alcançada na dose de 35,34 m3 ha-1 de biofertilizante de suíno. A massa fresca e a cavidade interna dos frutos aumentaram com o aumento da dose do biofertilizante. O teor de sólidos solúveis totais na polpa dos frutos foi maior na testemunha, sem biofertilizante. A exceção do P e S, os teores foliares de nutrientes apresentaram-se dentro da faixa adequada para a cultura. A quantidade máxima de macronutrientes exportada pela massa seca de frutos de abóbora deu-se na ordem decrescente: K>N>P>Mg>Ca>S. O biofertilizante suíno pode ser utilizado como fonte de nutrientes no cultivo de abóbora híbrida, porém é recomendada a combinação com fontes de P para complementar a baixa disponibilidade deste nutriente.

Keywords : Cucurbita máxima; Cucurbita moschata; híbridos; água residuária da suinocultura; teor de nutrientes; adubação orgânica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese