SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Fontes e concentrações de águas de fumaça na germinação de sementes e no vigor de plântulas de tomateEfeitos do espaçamento entre linhas e da época de colheita no rendimento industrial e no tamanho de raiz de cenoura para produção de Cenourete® índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

TERRES, Laerte R et al. Respostas esperadas de seleção para coloração de fritura em quatro populações híbridas de batata. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.2, pp.300-303. ISSN 0102-0536.  https://doi.org/10.1590/S0102-05362012000200019.

O objetivo deste estudo foi investigar a resposta esperada de seleção para coloração de fritura, bem como suas correlações com caracteres agronômicos, em quatro populações híbridas de batata. Os trabalhos foram realizados no campo experimental e no laboratório da Embrapa Clima Temperado, nas safras de outono de 2007 e 2008. As quatro populações foram derivadas de cruzamentos entre genitores com diferentes níveis de açúcares redutores (AR). Foram avaliadas a coloração de fritura na forma de chips, o ciclo de desenvolvimento das plantas, a massa de tubérculos, o número de tubérculos, a massa média de tubérculos e a aparência de tubérculos. Os dados foram analisados estatisticamente segundo modelo (Maximum Restricted Likelihood/ Best Linear Unbiased Prediction) REML/BLUP, de modo que distinguissem os efeitos fixos e os aleatórios. As populações não apresentaram diferenças significativas de respostas esperadas de seleção, apesar de diferirem em estimativa de valor genético e de herdabilidade. Maiores ganhos de seleção para coloração de chips poderiam ser esperados somente como resultados das menores médias (coloração mais clara) das populações que não envolveram genitor com alto AR nas suas gerações. Coloração de chips foi fracamente correlacionado com caracteres agronômicos.

Palavras-chave : Solanum tuberosum; avanço genético; herdabilidade; valor genético; qualidade de processamento; açúcares redutores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons