SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Controlled deterioration to evaluate the physiological potential of beetroot seedsSelection of Beauveria bassiana isolates potential for diamondback moth control author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

SANTOS, Martiely S et al. Horário de colheita e idade da planta sobre o teor e a composição química do óleo essencial de Alpinia zerumbet. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 385-390. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300005.

Alpinia zerumbet é uma planta medicinal e aromática rica em óleo essencial, conhecida popularmente como 'colônia'. Os óleos essenciais derivam do metabolismo secundário e podem ser fonte de matérias-primas para as indústrias de cosméticos, farmacêutica, alimentícia e de perfumaria. O metabolismo secundário e a atividade biossintética de uma planta podem variar de acordo com fatores endógenos e exógenos aos quais ela está exposta. Neste contexto, o presente estudo objetivou avaliar a influência do horário de colheita e da idade de plantas de Alpinia zerumbet sobre a produção de biomassa e de óleo essencial. Para avaliar os horários de colheita, as plantas de A. zerumbet foram colhidas em diferentes horários (8, 10, 12, 14, 16 e 18 h), em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. No experimento sobre idade da planta as mudas foram propagadas por divisão de rizomas e cultivadas em delineamento inteiramente casualizado com os tratamentos constituídos pela colheita em quatro idades (3, 6, 9 e 12 meses após o transplante das mudas), com sete repetições. As extrações de óleo essencial foram realizadas por hidrodestilação em aparelho de Clevenger e a análise química por meio da técnica de cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massa. Houve efeito do horário de colheita sobre o teor de óleo essencial com maior valor (0,48%) encontrado às 14:33 h, mas sem alteração da composição química. Em relação à idade da planta, verificou-se um aumento significativo da biomassa da parte aérea das plantas, acompanhada pelo aumento em altura, quantidade de brotos emitidos, teor e rendimento do óleo essencial. O composto majoritário terpinen-4-ol esteve presente em maior concentração nas plantas colhidas entre os seis e nove meses de idade.

Keywords : Zingiberaceae; 'colônia'; planta medicinal; análise CG; terpinen-4-ol.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English