SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Violation of presuppositions to the mathematical model and data transformationClustering methods in a study of genetic diversity of peppers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

YURI, Jony E; RESENDE, Geraldo M de; COSTA, Nivaldo D  and  MOTA, José H. Cultivo de morangueiro sob diferentes tipos de mulching. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 424-427. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300011.

O experimento foi realizado durante os meses de junho a outubro de 2008, no município de Três Corações (MG), à altitude de 864 m. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x3, com três repetições, onde o primeiro fator correspondeu a duas épocas de instalação do mulching, ou seja, antes e depois do transplantio e o segundo, à cor da face externa do filme plástico (preto, branco e prata). As mudas de morango, cultivar Oso Grande, foram transplantadas em 06/06/08. Após 75 dias do transplantio foi iniciada a colheita, que se estendeu até meados de outubro. Avaliaram-se as características número médio de frutos por planta, comprimento médio de fruto (cm), massa fresca de frutos (g planta-1), número médio de folhas por planta e comprimento médio de folíolo (cm). O número médio de frutos e a massa média de frutos apresentaram efeito significativo na interação entre os dois fatores. As características comprimento médio de frutos e número médio de folhas por planta apresentaram efeito significativo de modo isolado, somente para o fator cor de mulching. Assim, nas condições em que foi conduzido o experimento, concluiu-se que os filmes plásticos preto e prata possibilitam aumento no rendimento e maior desenvolvimento de frutos, desde que instalados em pré-transplantio das mudas de morangueiro.

Keywords : Fragaria x ananassa; plasticultura; manejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese