SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Strawberry cultivation with mulch of different colors and installation times on the bedsAgroeconomic performance of carrot fertilized with scarlet starglory (Merremia aegyptia) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

FARIA, Priscila N et al. Métodos de agrupamento em estudo de divergência genética de pimentas. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 428-432. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300012.

O objetivo deste trabalho foi comparar três métodos para determinação do número de grupos em estudos com aplicação de métodos hierárquicos de agrupamentos, baseando-se em dados obtidos a partir da caracterização de acessos de Capsicum, de modo a identificar aquele com maior poder de discriminação. Os métodos de Mojena, de Tocher e o método RMSSTD foram aplicados com a finalidade de determinar o número ideal de grupos formados na fase final do procedimento de agrupamento com o método UPGMA. Foram analisados 49 acessos da espécie Capsicum chinense do Banco de Germoplasma de Hortaliças da Universidade Federal de Viçosa, em relação a dez características morfológicas com o intuito de identificar e agrupar os acessos mais similares, tornando possível a seleção de genótipos superiores, ou seja, com as características comerciais de interesse. Os resultados mostraram que o método RMSSTD permitiu concluir sobre a existência de sete grupos, evidenciando um maior poder de discriminação para este método, em relação ao método de otimização de Tocher e ao método de Mojena, que formaram respectivamente, quatro e três grupos.

Keywords : Capsicum chinense; método de Mojena; método de Tocher; RMSSTD.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese