SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Clustering methods in a study of genetic diversity of peppersReaction to whitefly (Bemisia tabaci) and Tomato severe rugose virus of Solanum subgenus Leptostemonum accessions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

OLIVEIRA, Mychelle Karla T de et al. Desempenho agroeconômico da cenoura adubada com jitirana (Merremia aegyptia). Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 433-439. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300013.

O uso de plantas espontâneas do bioma Caatinga como adubo verde vem se constituindo numa opção viável de produção de hortaliças na região do Nordeste brasileiro. Entre essas plantas, está a jitirana, planta espontânea adaptada às condições edafoclimáticas da região, com alta produção de fitomassa, rápido crescimento e estreita relação C:N. O objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho agroeconômico da cenoura (cv. Brasília) em função de quantidades de jitirana adicionadas sob o solo e de seus tempos de incorporação. O estudo foi conduzido em área rural, localizada em Mossoró (RN), de setembro a dezembro de 2009. O delineamento experimental usado foi em blocos completos casualizados com os tratamentos arranjados em esquema fatorial (4x4) + 1, com 3 repetições. O primeiro fator foi constituído pelas quantidades de jitirana colocadas entre as linhas de cenoura até a profundidade de 15 cm (5,4; 8,8; 12,2 e 15,6 t ha-1 em base seca) e o segundo fator pelos tempos de incorporação desse material (0, 15, 30 e 45 dias depois da semeadura da cenoura). O tratamento adicional (testemunha) foi de 40 t ha-1 de esterco bovino aplicado 10 dias antes da semeadura. Foram avaliados a produtividade comercial e total de raízes, percentagens das diversas classes de raízes e os indicadores econômicos, renda bruta, renda líquida, taxa de retorno e índice de lucratividade. Não houve interação significativa entre os fatores quantidades de jitirana sob o solo e seus tempos de incorporação em nenhuma das características avaliadas na cenoura. O melhor desempenho agroeconômico do cultivo da cenoura foi obtido com a adição ao solo de 15,6 t ha-1 de jitirana. A otimização desse desempenho foi alcançada no tempo de incorporação de 26 dias.

Keywords : Daucus carota; adubo verde; eficiência agronômica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese