SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Reaction to whitefly (Bemisia tabaci) and Tomato severe rugose virus of Solanum subgenus Leptostemonum accessionsPequi fruit waste in the control of root-knot nematodes in tomato author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

PAULUS, Dalva et al. Produção e aceitabilidade de cenoura sob cultivo orgânico no inverno e no verão. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 446-452. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300015.

Para o cultivo da cenoura é importante conhecer a adaptação das cultivares de acordo com as condições climáticas do local e a preferência do consumidor. Com o objetivo de avaliar o desempenho e a aceitação, detectando assim a preferência dos consumidores a diferentes cultivares de cenoura em sistema de cultivo orgânico, realizou-se o presente trabalho. Avaliou-se o desempenho das cultivares de cenoura em Dois Vizinhos (PR). O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados com cinco repetições e quatro tratamentos para a época de inverno (cvs Nantes, Shin Kuroda, Danvers e Flaker) e cinco tratamentos para o verão (cvs Shin Kuroda, Kuronan, Brasília, Esplanada e Carandaí). Avaliou-se a resistência à queima das folhas (Alternaria dauci), incidência de ombro verde, sólidos solúveis totais, produtividade e aceitabilidade, por meio de análise sensorial das cenouras in natura e em conserva tipo picles. Para o cultivo de inverno a cultivar Nantes resultou em maior produtividade (29,02 t ha-1) e para o cultivo de verão a produtividade da cultivar Esplanada foi superior (32,0 t ha-1) às demais cultivares, que não diferiram estatisticamente entre si. A cv. Esplanada apresentou maior resistência à queima das folhas e menor percentagem (5,6%) de ombro verde. As características organolépticas das cultivares apresentaram boa aceitabilidade pelos consumidores participantes.

Keywords : Daucus carota; cultivares; aceitação; análise sensorial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese