SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Agronomic traits and pungency of chilli pepperAllelopathy of extracts of different organs of coral tree on the germination of lettuce author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

SILVA, Giovani O da; VIEIRA, Jairo V  and  CARVALHO, Agnaldo F de. Ganhos genéticos para caracteres de raiz em populações de cenoura nos sistemas orgânico e convencional de produção. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 473-479. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300019.

O objetivo deste trabalho foi verificar os ganhos genéticos para caracteres de raiz em populações de cenoura cultivadas nos sistemas orgânico e convencional. Os experimentos foram conduzidos na Embrapa Hortaliças, Brasília (DF). Duas populações de cenoura derivadas da cultivar Brasília e de origem comum até 2002, foram subdivididas em duas populações, avaliadas e selecionadas, por oito gerações consecutivas, nos verões de 2000 a 2007. Em 2008, amostras de sementes das populações, provenientes de cada ciclo de seleção, foram semeadas em campo e conduzidas sob manejo orgânico e convencional de produção, em delineamento de blocos casualizados com nove tratamentos, quatro repetições e parcelas de 1 m2. Aos 90 dias após a semeadura, 20 raízes por parcela foram colhidas para a avaliação dos caracteres comprimento, diâmetro do xilema e do floema; comprimento da extensão do ombro verde; massa fresca; presença de halo; formato de ponta e de ombro e coloração do xilema e floema. Foi realizada análise de variância com determinação da interação entre tratamentos e sistemas de produção, agrupamento de médias entre os tratamentos, e calculados os ganhos reais com a seleção. Pôde-se verificar que nos oito anos de seleção não houve ganhos significativos para os caracteres estudados nas duas populações. Com isso, conclui-se que os caracteres avaliados já se encontram fixados nas duas populações estudadas. Verificou-se que a seleção não precisa ser realizada nos dois sistemas de cultivo, orgânico e convencional, possibilitando diminuição de recursos financeiros e de mão-de-obra empregados no melhoramento.

Keywords : Daucus carota; interação genótipo x ambiente; progresso genético.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese