SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Carrot populations resistance to leaf blight with different levels of tropical germplasmMolecular characterization of pumpkin landraces by microsatellite markers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

NASCIMENTO, Warley Marcos; GOMES, Eliana Marília L; BATISTA, Elizabeth A  and  FREITAS, Raquel A. Utilização de agentes polinizadores na produção de sementes de cenoura e pimenta doce em cultivo protegido. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 494-498. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300023.

A polinização constitui um processo fundamental para a perpetuação de várias espécies vegetais, e o desenvolvimento dos frutos e das sementes está diretamente relacionado com a polinização das flores. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a influência de agentes polinizadores na produção e qualidade de sementes de cenoura e de pimenta doce em sistema de cultivo protegido. No ensaio de cenoura utilizaram-se, em telados, os tratamentos de polinização com as abelhas Arapuá (Trigona spinipes), Jataí (Tetragonisca angustula), Tibuna (Nannotrigona (Scaptotrigona) bipunctata), moscas (Musca domestica), polinização manual e livre (fora do telado). No ensaio de pimenta doce, utilizaram-se os tratamentos de polinização com as abelhas Arapuá (Trigona spinipes), Jataí (Tetragonisca angustula), Marmelada (Frieseomellita varia), polinização manual e livre (auto fecundação). A utilização de abelhas Jataí e Tibuna apresentou grande potencial para a produção de sementes de cenoura em condições de cultivo protegido. Para a produção de sementes de pimenta doce não há necessidade de utilização de agentes polinizadores, no entanto a presença desses agentes aumenta o peso dos frutos. A qualidade fisiológica das sementes das duas espécies não foi influenciada pelos diferentes tipos de polinização.

Keywords : Capsicum annuum; Daucus carota; polinização; qualidade fisiológica de sementes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese