SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Irrigation effect in the postharvest conservation of Piel de Sapo melonHydroponic lettuce production in different concentrations and flow rates of nutrient solution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

SILVA, Katiane S et al. Produtividade e desenvolvimento de cultivares de repolho em função de doses de boro. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 520-525. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300027.

A cultura do repolho é cultivada em áreas pequenas e necessita de muita mão de obra, sendo na maior parte conduzida pela agricultura familiar. Avaliou-se o efeito de doses de boro em diferentes cultivares de repolho na região oeste de Mato Grosso do Sul. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados no esquema fatorial 2 x 5, sendo duas cultivares e cinco doses de boro, com quatro repetições. Foram avaliadas as características: teores de boro foliar, área da planta, altura de planta, número de folhas externas, massa fresca de folhas externas, massa seca de folhas externas, altura da cabeça, diâmetro da cabeça, número de folhas internas, massa fresca de folhas internas, massa seca de folhas externas, classificação do peso da cabeça, compacidade e produção por hectare. A cultivar 60 Dias apresentou maiores valores nos componentes de produção e conseqüentemente maior produtividade. A aplicação de boro influencia linearmente nos teor de boro foliar, diâmetro de cabeça e número de folha interna. As doses de boro interferem na produtividade de repolho, sendo que na cultivar 60 Dias a dose máxima é de 7,2 kg ha-1 e para cultivar Chato de Quintal a dose mínima deve ser de 1,06 kg ha-1.

Keywords : Brassica oleracea var. capitata; micronutrientes; produção; adubação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese