SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Hydroponic lettuce production in different concentrations and flow rates of nutrient solutionNitrogen rates on nitrate accumulation and lettuce production in hydroponic system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

BLISKA JUNIOR, Antonio  and  FERRAZ, Antonio Carlos de O. Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 531-538. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300029.

A Floricultura é um dos mais importantes segmentos da agricultura brasileira, em função dos significativos recursos financeiros movimentados, do volume de mão-de-obra empregado e também pelo potencial de crescimento que possui, via incremento do consumo interno per capita e de exportação. Para tanto, questões como qualidade e gestão são fundamentais para que o setor se desenvolva e atinja esse potencial. O objetivo do trabalho foi desenvolver um método para os produtores identificarem, de maneira simples e rápida, o grau gerencial de suas atividades e adotarem fundamentos, critérios e práticas de gestão da qualidade que resultem na estruturação de seu negócio como uma empresa organizada. Os critérios preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade foram adotados como linha mestra de seleção, priorização e hierarquização dos temas e indicadores gerenciais adotados no novo método. Dados primários e secundários coletados, priorizados e hierarquizados por meio da técnica Delphi constituíram os parâmetros de gestão da empresa agrícola. Para o Delphi, delineou-se um questionário, que foi aplicado a 41 especialistas do setor de flores, da iniciativa privada e de instituições públicas. Após a hierarquização, aqueles parâmetros foram convertidos em questões objetivas, utilizadas na elaboração de um segundo questionário, destinado à aplicação direta nas organizações envolvidas na atividade. Esse questionário, associado a uma tabela de pontuação, indica o grau de maturidade gerencial das organizações e aponta oportunidades de melhoria dos processos. A esse modelo deu-se o nome de Método de Identificação do Grau de Gestão (MIGG), aplicado a 14 organizações atuantes na floricultura brasileira. A consistência das respostas indicou que o método desenvolvido é adequado para identificar e avaliar o grau de gestão na produção de flores de forma rápida e a baixo custo.

Keywords : Floricultura; qualidade; competitividade; agronegócio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese