SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Agronomic performance of elite potato clones author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

CARDOSO, Jean C. Dendrobium 'Brazilian Fire 101' - Nova opção de coloração de flores para o mercado de orquídeas. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.3, pp.561-564. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000300035.

O estabelecimento de bancos de germoplasma de espécies ornamentais, consorciado a programas de melhoramento genético é fundamental para a produção de cultivares de flores competitivas em meio àquelas desenvolvidas no exterior. Foram obtidas 100 progênies provenientes de um cruzamento entre as cultivares Dendrobium 'Tong Chai Gold' e Dendrobium 'Black Jack', das quais 50 foram selecionadas e cultivadas em vaso e condições de estufa até o momento da floração e seleção de progênies. As seleções de plantas com crescimento vigoroso e sem sintomas de doenças foram realizadas ao longo do tempo de cultivo. Nessas, também foram avaliadas as características de crescimento, enraizamento, floração precoce, além de coloração, número e tamanho de flores na primeira e segunda floração. Foram escolhidas seis progênies com características superiores, das quais se obteve Dendrobium 'Brazilian Fire 101', que mostrou crescimento rápido, bom enraizamento, primeira floração de alta qualidade e flores com coloração predominantemente amarelo, com as nervuras, o centro e labelo vermelhos. A durabilidade das flores foi de 45-60 dias após a antese.

Keywords : Floricultura; melhoramento; progênies; qualidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License