SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Ação da matéria orgânica e suas frações sobre a fisiologia de hortaliças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

CARDOSO, Jean C. Levantamento de espécies da família Orchidaceae em Botucatu: potencial ornamental e cultivo. Hortic. Bras. [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.7-13. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362014000100002.

O levantamento regional de espécies de plantas auxilia nos programas de recuperação de áreas degradadas e permite a prospecção de espécies de interesse comercial, como as ornamentais e de uso medicinal. O objetivo foi estimar a riqueza de espécies de Orchidaceae em uma localidade no estado de São Paulo e avaliar o potencial ornamental das espécies encontradas. O local de estudo foi o município de Botucatu com visitas às áreas de mata ciliar, remanescentes de cerrado e floresta estacional semidecidual, além de áreas de reflorestamento. Foram realizadas a identificação e caracterização morfológica das espécies de orquídeas encontradas nos diferentes tipos de vegetações do município de Botucatu. Também foi realizada a coleta de informações a respeito de seu habitat e do hábito para o estabelecimento das técnicas de cultivo, além de uma avaliação do potencial de uso ornamental dessas espécie. Foram encontradas 16 espécies pertencentes aos gêneros Campylocentrum,Catasetum, Cattleya,,Cyclopogon, Encyclia,Eulophidium, Eurystiles,Ionopsis, Microlaelia,Oncidium, Pleurothallis,Polystachia, Prescottia, Sarcoglottise Zygostates. Dessas, cinco espécies,Catasetum fimbriatum, Cattleya forbesii, Encyclia patens, Ionopsis utricularioidese Oncidium crispum possuem grande potencial ornamental devido à coloração, número e/ou tamanho de suas flores, enquanto a espécie terrestre Sarcoglottis fasciculata tem grande potencial para uso como folhagem. Uma parte das espécies encontradas foram microrquídeas, plantas de porte e flores diminutas, com reduzido potencial ornamental, porém passíveis de uso em cruzamentos com espécies comerciais em programas de melhoramento genético na família Orchidaceae.

Palavras-chave : espécies nativas; riqueza de espécies; morfologia; floricultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )