SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Ação da matéria orgânica e suas frações sobre a fisiologia de hortaliçasSintomas visuais de deficiência de macronutrientes e boro em coentro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

AZEVEDO, Alcinei M et al. Influência da época de colheita e locais de cultivo na produtividade e qualidade da batata-doce. Hortic. Bras. [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.21-27. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362014000100004.

A batata-doce é uma das raizes tuberosas mais cultivadas nas regiões tropicais e subtropicais para diversas formas de utilização. Apesar de ser uma das olerícolas de grande potencial de uso na alimentação humana, animal e industrial, tem sido pouco estudada. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de clones de batata-doce quanto à produtividade e qualidade de raízes, ramas e silagem em diferentes tempos de colheita e ambientes de cultivo, e identificar os clones superiores cultivados em diferentes solos e condições climáticas. Seis clones de batata-doce (BD-38, BD-45, BD-25, BD-31TO, BD-15 e BD-08), pertencentes ao banco de germoplasma da UFVJM, além de duas cultivares (Brazlândia Rosada e Princesa) foram cultivados em dois ambientes de cultivo (campus JK e fazenda Forquilha). O experimento foi conduzido em parcelas subdivididas em blocos casualizados com três épocas de colheita (120, 150 e 180 dias após o plantio). O peso médio de raiz obtido na Fazenda Forquilha foi em média 30,2% maior que o obtido no campus JK. Independentemente do local, a colheita aos 150 dias após o plantio foi a época ideal para maximizar a produtividade de raízes. O formato das raízes foi mais irregular com o maior tempo de colheita, provavelmente, devido a maior exposição a fatores ambientais. A proteína bruta, fibras, cinzas e amido, não foram afetadas pela interação genótipo x ambiente, exceto o teor de amido que sofreu interação do clone com o ambiente.

Palavras-chave : Ipomoea batatas; época da colheita; características de qualidade; proteína bruta.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )