SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Sintomas visuais de deficiência de macronutrientes e boro em coentroAnálise fitoquímica e potencial alelopático das cascas de Pouteria ramiflora na germinação de alface índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

ULHOA, Arlysson B et al. Caracterização molecular de linhagens de pimenta do tipo Jalapeño amarelo. Hortic. Bras. [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.35-40. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362014000100006.

A variabilidade genética no gênero Capsicumé ampla, tanto nas características quantitativas como nas qualitativas. O mercado de pimentas tem expressiva importância socioeconômica devido ao grande número de agricultores familiares que as cultivam. A pimenta do tipo Jalapeño tem tido uma crescente demanda nos últimos anos pela grande quantidade de polpa que essa pimenta pode produzir, característica importante para a produção de molhos de pimenta. Vinte e quatro linhagens S4de pimenta Jalapeño amarelo do programa de melhoramento da Embrapa Hortaliças, e duas testemunhas oriundas do Banco de Germoplasma da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) foram submetidas à análise molecular com marcadores SSR com o objetivo de estudar a variabilidade genética entre e dentro dessas linhagens. Foram utilizados 63 iniciadores (primers) na triagem inicial e destes, somente 15 confirmaram polimorfismo. O conteúdo de informação polimórfica (PIC) médio para os 15 iniciadores foi de 85% e destes, onze apresentaram PIC acima da média. A partir do padrão de bandas obtidas, foi possível verificar que as 24 linhagens se encontram em homozigose e que há diferença entre estas.

Palavras-chave : Capsicum annuumvar. annuum; extração de DNA; microssatélite.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )