SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Análise fitoquímica e potencial alelopático das cascas de Pouteria ramiflora na germinação de alfaceCrescimento e produtividade de melão Cantaloupe 'Acclaim' em cultivo protegido utilizando agrotêxtil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

AZEVEDO, Alcinei M et al. Divergência genética e importância de caracteres morfológicos em genótipos de couve. Hortic. Bras. [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.48-54. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362014000100008.

A caracterização morfológica de genótipos de couve é necessária bem como as estimativas da divergência genética entre os mesmos. O presente trabalho teve como objetivos estudar os caracteres morfológicos dos genótipos de couve oriundos do banco de germoplasma da UFVJM, a divergência genética existente entre os genótipos e a importância destes caracteres nas estimativas da divergência. O experimento foi conduzido no Setor de Olericultura da UFVJM, Diamantina-MG, utilizando-se o delineamento experimental em blocos casualizados com trinta genótipos e quatro repetições, constituídas por cinco plantas. Para a caracterização morfológica avaliaram-se em cada planta quarenta e quatro características. Verificou-se que há genótipos com grande divergência genética entre si, sendo os genótipos UFLA-6 e UFVJM-24 os mais divergentes em relação aos demais, contudo, a maioria dos genótipos é similar. Verificou-se também que há características importantes que podem ser usadas nas estimativas da divergência.

Palavras-chave : Brassica oleraceavar. acephala; análise multivariada; distância de Mahalanobis; agrupamento de Tocher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )