SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Doses de resíduos foliares de carnaubeira e rendimentos do milhoDesempenho de híbridos de pepino cultivados em fibra de côco e solo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

HARTER, Letícia SH et al. Salinidade e desempenho fisiológico de sementes e plântulas de mogango. Hortic. Bras. [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.80-85. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362014000100013.

O mogango (Cucurbita pepo) apresenta multiplicação por sementes, via semeadura direta ou em bandejas para posterior transplante, sendo indispensável a utilização de sementes com elevado vigor. Para que as sementes germinem é necessário que existam condições favoráveis de oxigênio, temperatura e disponibilidade de água, mas nem sempre essas condições são adequadas, especialmente em solos salinos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência de diferentes concentrações salinas na manifestação da qualidade fisiológica de sementes e na expressão dos sistemas isoenzimáticos em plântulas de mogango. Foram utilizadas sementes de mogango, cv. Sul Mineiro, submetidas às concentrações salinas de 0, 25, 50, 75 e 100 mM no substrato. A resposta das sementes a essas variações foi avaliada pelos testes de germinação (computando-se a primeira contagem de germinação e porcentagem de plântulas normais e anormais), comprimento de parte aérea e sistema radicular, índice de área foliar, fitomassa seca (parte aérea e raiz) e isoenzimas (superóxido dismutase, peroxidase e esterase). Sob condições de estresse salino, sementes de mogango, cultivar Sul Mineiro, apresentam dificuldades para a germinação e desenvolvimento de plântulas; estas ativam mecanismo de defesa com maior expressão no sistema radicular.

Palavras-chave : Cucurbita pepo; estresse salino; vigor; expressão enzimática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )