SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Salinidade e desempenho fisiológico de sementes e plântulas de mogangoProdução de silagem, composição bromatológica e capacidade fermentativa de ramas de batata-doce emurchecidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

CASTOLDI, Renata et al. Desempenho de híbridos de pepino cultivados em fibra de côco e solo. Hortic. Bras. [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.86-90. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362014000100014.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de três híbridos de pepineiro, do grupo japonês, cultivados em dois sistemas de cultivo. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, sendo considerados como parcela principal, dois sistemas de cultivo (fibra da casca de coco e solo) e nas subparcelas, três híbridos comerciais de pepineiro japonês ('Tsuyataro', 'Yoshinari' e 'Nankyoku'). Após a colheita foram avaliados: número de frutos comerciais por planta; comprimento médio do fruto; diâmetro superior do fruto; diâmetro médio do fruto; diâmetro inferior do fruto; produção comercial de frutos por planta; e produtividade comercial por hectare. Houve interação significativa entre sistemas de cultivo e híbridos apenas para a característica de número de frutos comerciais. O híbrido Nankyoku apresentou a maior média (14,54 frutos pl-1), embora não tenha diferido do híbrido Yoshinari, quando cultivados em fibra da casca de coco. No cultivo em solo, o hibrido Yoshinari apresentou a maior média de frutos por planta (10,12 frutos pl-1), não diferindo do híbrido Tsuyataro. O cultivo em fibra de coco proporcionou melhores resultados para as características de produção por planta e produtividade. Entre os híbridos avaliados, 'Yoshinari' e 'Nankyoku' foram os mais produtivos. Com base nos resultados obtidos, para o cultivo de pepino sob ambiente protegido, recomenda-se o cultivo dos híbridos de pepino japonês Yoshinari e Nankyoku em fibra da casca de coco.

Palavras-chave : Cucumis sativus; cultivo protegido; substrato.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )