SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Produção de mudas de pimenta fertirrigadas com diferentes soluções nutritivasConservação de melão Cantaloupe cultivado em diferentes doses de N e K índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

OLIVEIRA, Francisco A et al. Produtividade do maxixeiro cultivado em substrato e fertirrigado com soluções nutritivas. Hortic. Bras. [online]. 2014, vol.32, n.4, pp.464-467. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-053620140000400015.

O cultivo em substrato vem se expandindo consideravelmente entre os horticultores. No entanto, ainda são escassos estudos para muitas culturas. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a produtividade do maxixeiro cultivado em fibra de coco e fertirrigado com diferentes soluções nutritivas. Os tratamentos foram constituídos pelas soluções nutritivas, tomando-se como base as soluções recomendadas para as culturas do meloeiro e do pepino para o cultivo hidropônico no sistema NFT, utilizando-se três soluções a partir da solução recomendada para o meloeiro (S1: 50%, S2: 100% e S3: 150%) e três soluções a partir da recomendação para o pepino (S4: 50%, S5: 100% e S6: 150%), além de uma solução obtida a partir dos valores médios das soluções nutritivas para o meloeiro e pepino (S7: média de S2 e S5). Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com sete tratamentos e quatro repetições. Foram realizadas cinco colheitas em intervalos semanais, sendo a primeira aos 60 dias após a semeadura. Foram avaliados os seguintes parâmetros de produtividade: número de frutos por planta, massa média de frutos, diâmetros transversal e longitudinal e a produção de frutos por planta. Existe potencial para o cultivo do maxixeiro em substrato com o uso de fertirrigação, utilizando solução nutritiva com concentração iônica correspondente a 100% da recomendação para a cultura do meloeiro ou em concentração maior que 50% em relação à solução recomendada para o pepineiro.

Palavras-chave : Cucumis anguria; cultivo sem solo; nutrição mineral..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )