SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Características físicas e químicas da polpa de híbridos de tomateiro, durante o armazenamento congeladoDesenvolvimento de hortaliças e atributos do solo com adubação verde e compostos orgânicos sob níveis de N índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

SILVA, Alexsandro O; SILVA, Ênio FF; BASSOI, Luis H  e  KLAR, Antonio E. Desenvolvimento de cultivares de beterraba sob diferentes tensões da água no solo. Hortic. Bras. [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.12-18. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-053620150000100003.

O déficit hídrico gerado pelo manejo inadequado da irrigação pode afetar o desenvolvimento e produção das culturas. Com o objetivo de avaliar os efeitos de níveis de tensão da água no solo sobre o desenvolvimento da beterraba, foi conduzido um experimento em casa de vegetação em Botucatu-SP, entre abril e junho de 2012, em delineamento em blocos casualizados com 4 repetições. Os tratamentos compreenderam seis níveis de tensões de água no solo (15, 25, 35, 45, 55, 65 KPa) e duas cultivares de beterraba (Early Wonder e Itapuã 202), totalizando 48 parcelas experimentais. Foram avaliadas a massa fresca e seca da parte aérea e da raiz, altura das plantas, diâmetro da raiz, produtividade total e a relação entre a raiz e a parte aérea das plantas. O aumento da tensão da água no solo levou à redução da produção e crescimento das plantas. De acordo com os tratamentos utilizados, o melhor desenvolvimento da cultura da beterraba, foi obtido com irrigações realizadas sob valores de tensão da água no solo em torno de 15 KPa e profundidade de 20 cm do solo. A cultivar Itapuã 202 apresentou menor crescimento das plantas e rendimento das raízes do que a Early Wonder, porém a redução percentual em função da tensão de água no solo foi equivalente para ambas as cultivares. Plantas submetidas à tensão de 65 KPa apresentaram menores valores de produção e crescimento.

Palavras-chave : Beta vulgaris; manejo da irrigação; déficit hídrico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )