SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Rendimento de tubérculos de um clone de batata em função da época de dessecaçãoCrescimento, produção e qualidade de frutos de pimenta ( Capsicum annuum) em diferentes espaçamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

AZEVEDO, Alcinei M et al. Desempenho agronômico e parâmetros genéticos em genótipos de batata-doce. Hortic. Bras. [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.84-90. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-053620150000100014.

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho agronômico em genótipos de batata-doce e estimar parâmetros genéticos. O experimento foi composto por 65 variedades (clones do banco de germoplasma de batata-doce da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), instalado num delineamento em blocos ao acaso com três repetições e 15 plantas por parcela. Foram avaliadas a produtividade de massa verde das ramas (MV), produtividade total das raízes (PT), peso médio das raízes totais (PMT), produtividade de raízes comerciais (PC), peso médio das raízes comerciais (PMC), formato das raízes (FORM) e resistência a insetos (RI). Considerando-se os ganhos de seleção estimados para estas características, infere-se que a seleção de clones pode levar a progressos genéticos significativos. Os caracteres PT, PMT, PC, e PMC estão positivamente correlacionados, logo, a seleção em qualquer um deles acarreta ganhos genéticos nos demais. A seleção para produção de raízes pode ser conduzida no caráter PT, pois sua avaliação é mais simples e correlaciona-se com a produção comercial, que é de maior importância. A seleção no caráter MV promove aumento nas características PMT e PMC e não causa efeitos nas demais. Para a maioria das características houve predominância dos efeitos ambientais sobre os genéticos. Os genótipos BD-15, BD-42 e BD-67 apresentaram melhor desempenho agronômico.

Palavras-chave : Ipomoea batatas L. (Lam.); produtividade; variabilidade genética; herdabilidade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )