SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Enzyme activity of oxidative stress in tomato plants cv. Amalia in response to leadFertirrigação do tomateiro com água residuária de bovinocultura de leite índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

FERREIRA, Júlio CA et al. Doses de bokashi no controle de Meloidogyne javanica em alface, em casa de vegetação. Hortic. Bras. [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.224-229. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620170211.

Nematoides das galhas destacam-se entre os principais problemas fitossanitários em hortaliças e o uso de matéria orgânica pode ser uma alternativa viável para o controle desses parasitas. Assim, objetivou-se avaliar, em casa de vegetação, o efeito de doses de bokashi (composto orgânico produzido pela fermentação de uma mistura de grãos) e da reaplicação do composto no controle de Meloidogyne javanica em alface. A infestação do substrato foi realizada utilizando plântulas de tomateiro transplantadas para vasos contendo 2 kg de solo autoclavado, inoculadas com 2000 ovos e eventuais juvenis de segundo estádio. Após 60 dias, a parte aérea foi descartada e novas plântulas de alface foram transplantadas, adicionando-se bokashi nas doses de 0, 5, 10 e 20 g/vaso, nos sulcos de plantio. Os tratamentos foram realizados em duas épocas: apenas no transplante e no transplante + reaplicação superficial após 15 dias. Após 45 dias do transplante, avaliou-se parâmetros vegetativos (massa fresca da parte aérea e da raiz e massa seca da parte aérea) e nematológicos (galhas e nematoides/g de raiz). Observou-se que, doses próximas a 14 g/planta aumentaram o desenvolvimento vegetativo e doses entre 13 e 14 g/planta controlaram o nematoide. Contudo, a época de aplicação não afetou a maioria dos parâmetros estudados.

Palavras-chave : Lactuca sativa; matéria orgânica; nematoide das galhas; manejo..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )