SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Doses de bokashi no controle de Meloidogyne javanica em alface, em casa de vegetaçãoAumento da produtividade e qualidade do pimentão pelo manejo da fertirrigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

JORGE, Marcos F et al. Fertirrigação do tomateiro com água residuária de bovinocultura de leite. Hortic. Bras. [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.230-234. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620170212.

O aproveitamento de águas residuárias na fertirrigação de culturas agrícolas promove aumento da produtividade e qualidade dos produtos, contribuindo para a redução da poluição ambiental. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da fertirrigação com água residuária da bovinocultura de leite (ARB) sobre os teores nutricionais em folhas do tomateiro, a produção e produtividade desta cultura em sistema orgânico de produção. Os tratamentos consistiram de seis doses de nitrogênio (0, 50, 100, 200, 300 e 400%) com base na recomendação para o tomateiro (100 kg/ha), por meio da fertirrigação orgânica com água residuária de bovinocultura de leite (ARB) composta pela água de lavagem, urinas, fezes e leite. Foram avaliados: o diâmetro do caule, comprimento dos ramos; a produção semanal de frutos por planta e a produtividade acumulada ao longo do ciclo da cultura. Na análise de concentração de nutrientes presentes na folha foram quantificados os teores de N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Mn, Fe, Zn e B. Os resultados foram submetidos à análise de variância (p≤0,05) e quando significativos, estes foram analisados por modelos de regressão polinomial e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p≤0,05). Observaram-se valores máximos de produção, produtividade e acúmulo dos nutrientes nas folhas do tomateiro no tratamento com 400% da dose de nitrogênio recomendada para a cultura. Houve efeito linear crescente na produção, na produtividade acumulada e no acúmulo dos nutrientes nas folhas em função da dose de ARB aplicada. A adubação nitrogenada no cultivo orgânico do tomateiro pode ser realizada por meio da fertirrigação com a ARB e deve ser complementada na forma mineral, visando fornecer a quantidade adequada de fósforo e potássio para as plantas.

Palavras-chave : Solanum lycopersicum; análise foliar; adubação nitrogenada; disposição final..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )