SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Efeito do sistema de condução na produtividade e qualidade dos frutos de tomateiro enxertadoRendimento de tomate cultivado em sistema hidropônico, afetado pelo espaçamento entre plantas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

TORRES, José LR et al. Atributos físico-químicos de Brassicas cultivadas sobre diferentes coberturas em plantio direto. Hortic. Bras. [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.252-257. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620170216.

A couve-flor e o repolho são plantas que necessitam de elevados aportes de nutrientes em curtos períodos de tempo; contudo, o uso intensivo de fertilizantes inorgânicos pode causar o desequilíbrio nutricional destas plantas e influenciar a qualidade do produto final. Neste estudo avaliou-se a composição química e a produtividade da couve-flor e do repolho cultivados sobre os resíduos de diferentes plantas de coberturas do solo em sistema plantio direto, no município de Uberaba-MG. Com delineamento de blocos ao acaso em esquema fatorial, utilizaram-se quatro plantas de coberturas (crotalária juncea, braquiária, milheto e pousio) e duas culturas (couve-flor e repolho), com quatro repetições, em parcelas de 20 m2. Após a colheita, as plantas foram levadas ao laboratório para avaliações da umidade, cinzas, lipídeos (LIP), fibra bruta (FB), proteínas (PTN), carboidratos (CHO), sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT), pH e ácido ascórbico (AA), massa fresca da cabeça (MFC), massa seca da cabeça (MSC) e produtividade (Prod). As plantas de couve-flor cultivada sobre os resíduos de crotalária juncea apresentaram maiores teores de LIP, PTN, CHO, SST e ATT, enquanto que nos resíduos de braquiária e milheto, os teores de AA foram maiores quando comparados a crotalária. As plantas de repolho apresentaram valores significativamente maiores na sua parte aérea de CHO, ATT e AA quando cultivadas sobre os resíduos de braquiária, enquanto que para a PTN se destacou com o plantio sobre os resíduos da crotalária juncea. O cultivo da couve-flor e repolho sobre os resíduos de plantas de cobertura alteraram positivamente a maioria dos atributos químicos das culturas, quando comparados à área deixada em pousio, sendo que os melhores resultados de produtividade e AA ocorreram quando as culturas foram cultivadas sobre resíduos de braquiária.

Palavras-chave : Brassica oleracea var. botrytis; Brassica oleracea var. capitata; resíduos culturais; ciclagem de nutrientes; qualidade da planta..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )