SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Atributos físico-químicos de Brassicas cultivadas sobre diferentes coberturas em plantio diretoWater consumption and yield of tomatillo under different greenhouse covers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

MABOKO, Martin M; PLOOY, Christian P Du  e  CHILOANE, Silence. Rendimento de tomate cultivado em sistema hidropônico, afetado pelo espaçamento entre plantas. Hortic. Bras. [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.258-264. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620170217.

Na África do Sul não há recomendações de espaçamento estabelecidas para a produção de cultivares de tomate em sistemas hidropônicos fechados. Determinou-se o rendimento e a qualidade de cultivares de tomate de crescimento determinado (Dynimo, Mariana, Mion e Sama) em hidroponia e densidades de plantio (10, 16, 20 e 25 plantas/m2) durante primavera/verão e verão/outono. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial de quatro espaçamentos de plantas x quatro cultivares com três repetições. Não houve diferenças significativas no rendimento comercial entre as cultivares testadas nas duas épocas de plantio. A cultivar Mion apresentou maior incidência de podridão apical, enquanto ‘Mariana’ apresentou maior podridão de frutos durante a primavera/verão. Durante a primavera/verão, o rendimento comercializável aumentou com a maior densidade de plantas (25 pl/m2), seguido por 20 pl/m2. Durante o verão/outono, a densidade de plantas não mostrou efeito significativo no rendimento total e comercializável, embora tenha sido observada tendência de declínio com maior densidade. O número de frutos por planta bem como o tamanho do fruto diminuíram com o aumento da densidade de plantas durante as duas estações, entretanto, sem efeito no rendimento global por área de parcela. O aumento da densidade de plantas para 25 pl/m2 pode melhorar o rendimento comercializável de cultivares de tomate determinado durante a primavera/verão enquanto que a densidade de 10 pl/m2 será mais rentável durante o verão/outono. Esta informação permitirá aos agricultores otimizar o rendimento e a qualidade de cultivares de tomate determinado em sistemas hidropônicos fechados.

Palavras-chave : Solanum lycopersicum; técnica de cascalho; produção comercializável; produção não comercializável; cultivo sem solo..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )