SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Effect of N doses on spectral reflectance, chlorophyll content and nutrients on gerbera plantsDesempenho agronômico de genótipos de alface americana no Submédio do Vale do São Francisco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

AMARO, Geovani B et al. Desempenho de cultivares de batata doce na região do Alto Paranaíba-MG. Hortic. Bras. [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.286-291. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620170221.

A batata doce (Ipomoea batatas) é uma das principais hortaliças cultivada no Brasil. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho agronômico das cultivares de batata doce da Embrapa na região do Alto Paranaíba-MG. Os experimentos foram conduzidos em condições de campo em lavouras comerciais, nos períodos de 12 de dezembro de 2012 a 14 de maio de 2013 e 11 de dezembro de 2013 a 13 de maio de 2014. Os dois experimentos foram instalados no delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições para avaliar oito cultivares (BRS Amélia, Beauregard, Brazlândia Branca, Brazlândia Rosada, Brazlândia Roxa, BRS Cuia, Princesa e BRS Rubissol). Não houve diferença entre as cultivares avaliadas para os caracteres massa total de raízes, massa média de raízes comerciais e formato de raiz e, para esses caracteres as cultivares apresentaram desempenho semelhante nas duas safras de cultivo. Porém, as cultivares Brazlândia Roxa, Brazlândia Branca e Beauregard destacaram-se em relação às demais, e para a principal característica relacionada ao desempenho que é a massa de raízes com padrão comercial, com produtividades de 24,62, 21,25 e 20,69 t/ha, para as três cultivares respectivamente, em 2013. As cultivares Brazlândia Roxa e Beauregard também apresentaram formato de raiz adequado e resistência a insetos, com destaque para a Brazlândia Roxa com nota 1,5 nos dois anos de avaliação. Desta forma, pode-se concluir que, dentre as cultivares avaliadas, a Beauregard é uma boa opção para os produtores do Alto Paranaíba-MG, mas a cultivar Brazlândia Roxa, que possui características qualitativas das raízes desejáveis ao mercado local com formato alongado, polpa creme e casca roxa, é a mais indicada para esta região.

Palavras-chave : Ipomoea batatas; produtividade; cultivares..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )