SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Melhoramento de batata para resistência à murcha bacteriana no Brasil: um breve histórico vis-à-vis um protocolo de seleção mais efetivoCaracterização físico-química e avaliação sensorial de alface produzida em três sistemas de cultivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

LIRA, Raquele M et al. Crescimento, consumo hídrico e composição mineral de agrião cultivado em hidroponia com águas salobras. Hortic. Bras. [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.13-19. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620180103.

As reservas hídricas subterrâneas na Região Semiárida apresentam-se em grande parte com elevadas salinidades. Entretanto, a escassez do recurso obriga a utilização dessas águas para diversas atividades, inclusive para agricultura. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o uso de águas salobras no cultivo de agrião (Nasturtium officinale) em sistema hidropônico NFT (fluxo laminar de nutrientes) e os efeitos sobre o consumo hídrico, crescimento, rendimento e extração de nutrientes pela planta. Foram estudados seis níveis de salinidade da água (0,2; 1,2; 2,2; 3,2; 4,2 e 5,2 dS m-1), no delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. A salinidade foi obtida pela adição de NaCl na água de abastecimento local, a qual foi utilizada no preparo da solução nutritiva e na reposição do volume evapotranspirado. Houve redução da área foliar, das massas fresca e seca da parte aérea, do teor de K e do consumo hídrico da cultura e aumento dos teores de P, Na e Cl na planta, com o aumento da salinidade da solução. É possível utilizar água salobra para a produção de agrião, em cultivo hidropônico, como alternativa para produtores que tenham disponibilidade de água salobra e restrita disponibilidade de água doce, porém com redução na massa seca com o incremento da condutividade elétrica da água.

Palavras-chave : Nasturtium officinale; solução nutritiva; sistema NFT; salinidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )