SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Desempenho de porta-enxertos para produção de minitomate sob estufa em sistema orgânico de produção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

PEREIRA, Arione S et al. BRS F63 (Camila): Cultivar de batata para consumo, com alto potencial produtivo e resistência ao vírus Y. Hortic. Bras. [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.136-140. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620180123.

Batata Camila, registrada e protegida como BRS F63, é uma cultivar destinada ao mercado de consumo, com tubérculos ovalados de aparência atrativa, tendo gemas superficiais, película amarela e lisa, e polpa amarelo-clara. Apresenta peso específico médio (massa seca), que permite maior versatilidade na culinária do que a cultivar Agata. Na cocção apresenta textura firme e sabor característico, com potencial para uso inclusive em cozinha gourmet, na preparação de salada e outros pratos afins. O ciclo de desenvolvimento vegetativo e a dormência são médios. Apresenta alto potencial produtivo, com elevada percentagem de tubérculos comerciais. É moderadamente resistente ao esverdeamento. Quanto a desordens fisiológicas nos tubérculos, ‘BRS F63’ (Camila) apresenta incidência similar à ‘Agata’ e ‘Asterix’ nas safras do ecossistema subtropical, porém a incidência aumenta em plantios fora da safra de inverno no ecossistema tropical. É moderadamente suscetível a Phytophthora infestans e a Alternaria spp., que podem ser manejadas eficazmente com fungicidas. Apresenta resistência extrema ao vírus Y (Ry sto ), que reduz a perda de qualidade da semente, permitindo maior número de gerações de multiplicação.

Palavras-chave : Solanum tuberosum; melhoramento genético; PVY; variedade..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )