SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Avanços e desafios na produção in vitro de metabólitos secundários de plantas medicinaisEnxertia do tomateiro sobre porta-enxertos de jiló, cubiu e jurubeba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

TEDESCO, Carla D; PETRY, Claudia; BORTOLUZZI, Edson C  e  CASTAMANN, Alfredo. Uso de Estrela Branca (Nymphoides humboldtiana) para paisagismo em lagos. Hortic. Bras. [online]. 2019, vol.37, n.2, pp.133-137.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620190202.

Estrela Branca (Nymphoides humboldtiana), espécie nativa da flora brasileira, proveniente de ambientes aquáticos, foi selecionada visando seu uso como planta ornamental em lagos. Plantas de Estrela Branca foram submetidas a dois níveis de água (nível alto, até 30 cm de lâmina de água e nível baixo, até a saturação do substrato) e duas intensidades de luz (pleno sol e com 50% de sombreamento) para avaliação de seu desenvolvimento vegetativo e floração. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com arranjo em esquema de sub parcelas, tendo o nível d’água como parcela principal e a luminosidade como sub parcela. Foram realizadas sete repetições, sendo a unidade amostral constituída de uma planta. Os dados referentes ao número de folhas e flores, comprimento e diâmetro de pecíolo e à área foliar foram submetidos à análise de variância e de regressão. Constatou-se aumento do número de folhas e de flores no tratamento de nível alto de água a pleno sol, e aumento do comprimento de pecíolo em nível alto de água com sombreamento. Não se observou diferença entre a área foliar das plantas cultivadas a pleno sol e com sombreamento (p<0.05). Em nível baixo de água, as plantas apresentaram desenvolvimento vegetativo inferior às cultivadas em nível alto de água, além da inibição da floração na condição sombreada. Esses resultados demonstram que a Estrela Branca pode ser utilizada em lagos ornamentais, com lâmina d’água de no mínimo 20 cm acima do rizoma e exposta a sol pleno.

Palavras-chave : lagos; paisagismo; ambiente de cultivo; ornamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )