SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Plantio de primavera favorece produtividade de nova cultivar de batata brasileira BRS F63 CamilaCaracterização de compostos bioquímicos e atividade antioxidante de genótipos de pimenta “dedo-de-moça” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

SILVA, Giovani Olegario da et al. Seleção de clones canadenses de batata para caracteres agronômicos e de qualidade de fritura. Hortic. Bras. [online]. 2019, vol.37, n.4, pp.423-428.  Epub 09-Dez-2019. ISSN 1806-9991.  https://doi.org/10.1590/s0102-053620190410.

A demanda por cultivares adequadas ao processamento industrial, principalmente na forma de palitos pré-fritos congelados, é crescente no Brasil. Sabe-se que a expertise canadense em relação ao desenvolvimento de cultivares com características de processamento é alta. No entanto, as condições de cultivo no Canadá são bastante diferentes das observadas no Brasil. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de clones de batata de origem canadense para rendimento de tubérculos, qualidade de fritura, vigor e ciclo vegetativo, como potenciais novas cultivares ou para serem usadas como nova fonte de variabilidade em cruzamentos. Os experimentos foram realizados em Pelotas-RS e Canoinhas-SC, Brasil, na primavera 2017. Foi avaliado um conjunto de 12 clones pertencentes ao Centre de Recherche Les Buissons, QB, Canadá, em comparação com três cultivares testemunhas recomendadas para processamento na forma frita. O delineamento experimental foi blocos casualizados com três repetições e parcelas com duas linhas de 20 plantas. Foram avaliados caracteres de rendimento de tubérculos, qualidade de fritura, vigor e ciclo vegetativo das plantas. Os dados foram submetidos à análises de variância, de agrupamento de médias, e dos ganhos obtidos com a seleção. Verificou-se que é possível selecionar genótipos com maior rendimento de tubérculos e melhor qualidade de fritura, mas há dificuldade em associar também ciclo mais precoce. Na tentativa de selecionar genótipos produtivos, com boa qualidade de fritura, não muito tardios, e com vigor equivalente às cultivares testemunhas, verifica-se que os clones 15 e 16 foram superiores em ambos os locais.

Palavras-chave : Solanum tuberosum; rendimento de tubérculos; cor de fritura; peso específico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )