SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Morphological and pathological aspects of the rete ovarii in sheep (Ovis aries)Sperm concentration in the in vitro fertilization of Guzera bull semen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

GRADELA, A. et al. Remoção do folículo dominante por aspiração transvaginal guiada por ultra-som e reposta superovulatória em vacas Nelore. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2000, vol.52, n.1, pp. 53-58. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352000000100013.

O presente estudo analisou o significado fisiológico do folículo dominante (FD) e sua remoção na resposta superovulatória de 42 vacas Nelore e testou a hipótese de que o número de folículos subordinados pequenos (3-8mm) poderia ser usado como critério único para a avaliação da presença ou ausência de um FD nos ovários. Exames ultra-sonográficos foram realizados dois dias antes do início do tratamento superovulatório (D0) e as vacas foram divididas em três grupos: grupo sem FD (SFD), grupo com FD (FD) e grupo com um FD aspirado (FDA). A resposta superovulatória das doadoras não diferiu entre os grupos, mas a taxa de viabilidade embrionária foi maior nos grupos SFD (69,40%) e FDA (68,99%) grupos, comparados ao FD (48,54%). O número de estruturas não fertilizadas não diferiu entre os grupos SFD e FD nem entre SFD e FDA, mas foi maior no grupo FD comparados ao FDA. Pode-se concluir que, em vacas Nelore, a determinação do número de folículos subordinados é um critério seguro para a avaliação da presença ou ausência de um FD nos ovários, mas erros poderiam ser evitados se apenas folículos de 4-8mm fossem considerados, e que a presença de um FD no início da superovulação reduz a taxa de viabilidade embrionária e sua remoção por aspiração transvaginal guiada por ultra-som induziu taxas de viablidade embrionárias semelhantes àquelas observadas na ausência de um FD.

Keywords : Bovino; Nelore; aspiração do folículo dominante; resposta superovulatória.

        · abstract in English     · text in English