SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número5Prevalence of ticks on dogs from rural areas at northern region of ParanáSynovial fluid changes in the dog knee with osteoarthritis induced by Pond and Nuki model índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versión impresa ISSN 0102-0935

Resumen

SANTOS, F.G.A. et al. Apoptose no tumor venéreo transmissível canino: características morfológicas e evidenciação bioquímica. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2001, vol.53, n.5, pp. 557-562. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352001000500008.

Fragmentos de tumor venéreo transmissível canino (TVTC) de ocorrência natural, com localização genital, foram obtidos de cinco animais, machos, adultos, sem raça definida. "Imprints" da superfície de corte em lâmina de microscopia foram fixadas em metanol, coradas pelo Giemsa e submetidas à avaliação citológica. Os fragmentos foram fixados e processados rotineiramente para inclusão em parafina e coloração com HE e Shorr, para confirmação histológica do tumor e identificação da apoptose. Outros fragmentos foram envolvidos com papel alumínio e acondicionados dentro de frascos de vidro em gelo seco, para serem processados no mesmo dia, visando à extração de DNA e eletroforese em gel de agarose. Análises cito e histológica do TVTC mostraram a distribuição e o padrão celular e tecidual característicos dessa neoplasia, sobressaindo-se a presença de vacúolos claros, bem definidos no citoplasma à análise citológica. Pela coloração com Shorr pôde-se identificar células retraídas, com aumento da acidofilia citoplasmática e condensação da cromatina nuclear, às vezes com fragmentação do núcleo e das células, caracterizando apoptose. A coloração pelo Shorr mostrou ser mais eficiente na distinção de células apoptóticas do que a coloração por HE. A eletroforese de DNA em gel de agarose demonstrou a fragmentação internucleossômica do genoma, que pôde ser reconhecida pelo clássico "padrão em escada".

Palabras llave : Cão; tumor venéreo transmissível; apoptose; regressão tumoral; morte celular programada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués