SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número5Estrutura populacional da raça Nelore MochoComparação de metodologias para estimação de parâmetros genéticos em população de aves submetida à seleção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

BARBOSA, P.F.; ALENCAR, M.M.  e  SILVA, A.M.. Peso à maturidade, taxa de maturação e eficiência produtiva em fêmeas da raça Canchim. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2002, vol.54, n.5, pp. 510-517. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352002000500009.

O objetivo do trabalho foi determinar as relações entre o peso à maturidade e a taxa de maturação com a eficiência produtiva em fêmeas da raça Canchim. O modelo não-linear utilizado para descrever o crescimento em função da idade foi o de Von Bertalanffy. Foram estimados os parâmetros A (peso assintótico) e k (taxa de maturação) da curva de crescimento de 486 fêmeas criadas em regime exclusivo de pastagens na Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos, SP. As relações entre as medidas de eficiência produtiva (número de anos no rebanho, número de bezerros desmamados, peso total de bezerros desmamados, média do peso à desmama e peso de bezerro à desmama por ano no rebanho) e os parâmetros A e k foram analisadas por meio de regressão linear e quadrática. As medidas de eficiência produtiva de vacas da raça Canchim dependem do peso à maturidade e da taxa de maturação. Em geral, as relações entre os parâmetros A e k e as características de eficiência produtiva foram lineares, positivas e da mesma forma quanto à natureza, indicando que existe uma combinação ótima do peso à maturidade e da taxa de maturação em fêmeas da raça Canchim.

Palavras-chave : Bovino; Canchim; crescimento; desmama; longevidade; reprodução; tamanho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português