SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número5Peso à maturidade, taxa de maturação e eficiência produtiva em fêmeas da raça CanchimAvaliação de frangos de corte utilizando técnicas de análise multivariada: I - Características de carcaça índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

AZEVEDO JR, P.C. et al. Comparação de metodologias para estimação de parâmetros genéticos em população de aves submetida à seleção. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2002, vol.54, n.5, pp. 518-524. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352002000500010.

O trabalho utilizou peso corporal de 11.700 aves de corte e conversão alimentar de 2.400 aves e produção de pintos de 560 fêmeas selecionadas para reprodução, em cada uma de quatro gerações de seleção (1992-1995) para comparar estimativas de parâmetros genéticos obtidas por meio do Método III de Henderson, incluindo todas as observações disponíveis de peso corporal no 42º dia de idade (PC), conversão alimentar (CA) e produção de pintos (PP) com as obtidas pela máxima verossimilhança restrita - REM, em diferentes composições de arquivos, definidos em: 1 - análise de uma geração de seleção com todas as informações (RUC) de PC, CA e PP; 2 - análise de duas gerações de seleção incluindo ou não PP; 3 - análise de três gerações de seleção incluindo ou não PP; e 4 - análise de quatro gerações de seleção incluindo ou não PP. As estimativas de herdabilidade de PC, CA e PP obtidas pelo Método III de Henderson e pelo REML, utilizando populações com uma geração de seleção (RUC2, RUC3 e RUC4), apresentaram diferenças de pequena relevância. As estimativas de correlação genética (rg) entre pares de características apresentaram valores com diferentes magnitudes. Os valores de rg entre PC e PP e entre CA e PP obtidos pelo método III de Henderson ao longo das gerações sugeriram presença de vieses causados pela mudança de freqüência gênica, em conseqüência do processo de seleção. As estimativas REML foram mais estáveis no decorrer do programa de seleção e melhor refletiram as relações biológicas entre características estudadas. Dessa forma, o REML foi mais adequado para obter estimativas dos parâmetros genéticos dessa população submetida a processo de seleção.

Palavras-chave : Ave de corte; estimativa; parâmetro genético; REML; Henderson.

        · resumo em Inglês     · texto em Português