SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue5Diagnosis of post-weaning multisystemic wasting syndrome in pigs in Brazil caused by porcine circovirus type 2Canine ocular cryptococcosis: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

AMARAL, A.L. et al. Fatores de risco associados ao vício de sucção em leitões na fase de creche. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2003, vol.55, n.5, pp. 528-532. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352003000500003.

Foi realizado um estudo epidemiológico em 65 granjas de suínos situadas na região Sul do Brasil para identificar os fatores que favorecem a ocorrência do vício de sucção entre leitões desmamados. Em cada granja acompanhou-se um lote de leitões do nascimento até 21 dias após o desmame, provenientes de no mínimo seis leitegadas, para obtenção de informações relacionadas às instalações, à nutrição, às práticas de manejo, ao ambiente interno e ao desempenho dos leitões. Os dados foram submetidos à análises descritivas e de correspondência múltipla. A manifestação do vício ocorreu em 23 (35,4%) granjas. Nos lotes que apresentaram o vício de sucção, os leitões obtiveram média de ganho diário de peso (P<0,005) inferior aos que não apresentaram o vício de sucção. Os principais fatores de risco identificados foram: peso médio ao desmame menor que 6,3kg, ausência de bebedouro específico para os leitões na maternidade, ocorrência de diarréia na primeira semana após o desmame, tipo de bebedouro usado na creche diferente daquele usado na maternidade, orientação do eixo do prédio inadequado, presença de sinais de sarna no lote, ausência de vazio sanitário na creche e uso da restrição alimentar logo após o desmame. Sugere-se que a correção dos fatores de risco previna a manifestação do vício de sucção e melhore a média de ganho diário de peso dos leitões após o desmame.

Keywords : fator de risco; Suíno; vício de sucção.

        · abstract in English     · text in Portuguese