SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue4Induction of estrus in the postpartum of Holstein-Zebu heifers through norgestometKinetic parameters of the ruminal in vitro degradation of feedstuffs given to different ruminant species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

LOPES, M.A. et al. Resultados econômicos de sistemas de produção de leite com diferentes níveis tecnológicos na região de Lavras, MG. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2005, vol.57, n.4, pp. 485-493. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352005000400009.

Estudou-se a rentabilidade da atividade leiteira na região de Lavras, MG, analisando a influência do nível tecnológico sobre o custo de produção do leite. Foram identificados os componentes com maior influência sobre os custos finais da atividade e calculado o ponto de equilíbrio. Os dados, provenientes de 16 sistemas de produção, representando os níveis tecnológicos baixo, médio e alto, foram coletados mensalmente, entre janeiro de 2002 e junho de 2003. Consideraram-se a margem bruta, a margem líquida e o resultado (lucro ou prejuízo) como indicadores de eficiência econômica. O nível tecnológico influenciou o custo total de produção do leite - lucratividade e rentabilidade. Os sistemas de produção com nível tecnológico baixo apresentaram o menor custo unitário. O nível tecnológico influenciou os itens componentes do custo operacional efetivo da atividade leiteira. A margem líquida positiva e a lucratividade negativa, nos três níveis tecnológicos, indicaram que os pecuaristas estarão se descapitalizando a longo prazo, mas não a médio prazo.

Keywords : análise de rentabilidade; bovinocultura de leite; custo de produção; nível tecnológico; ponto de equilíbrio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese