SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número1Contagem de células somáticas e isolamento de agentes causadores de mastite em búfalas (Bubalus bubalis)Determinação das atividades séricas de creatina quinase, lactato desidrogenase e aspartato aminotransferase em eqüinos de diferentes categorias de atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

CASTRO, M.B.; CHARDULO, L.A.L.  e  SZABO, M.P.J.. Intoxicação por cobre em ovinos na região de Franca - SP alimentados com ração de bovinos de leite. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2007, vol.59, n.1, pp. 246-249. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352007000100040.

Intoxicação crônica por cobre foi observada em um rebanho de 20 ovinos no município de Franca, São Paulo. Três meses após o início do arraçoamento com feno e ração concentrada peletizada para bovinos de leite, seis animais apresentaram anorexia, icterícia severa e urina marrom escura, e vieram a óbito. Diagnosticou-se doença hemolítica com base em sinais clínicos, alterações macroscópicas observadas na necropsia e observações histológicas. À necropsia todos os ovinos apresentaram icterícia severa, fígado amarelado com padrão lobular evidente e rins escuros. As principais alterações histológicas incluíram necrose hepática periacinar e nefrose hemoglobinúrica. Acúmulos de cobre foram demonstrados nos hepatócitos e macrófagos pela coloração rodamina e níveis elevados de cobre mediante espectrofotometria de absorção atômica no soro, fígado e rins de dois ovinos afetados e na ração fornecida.

Palavras-chave : ovino; cobre; intoxicação.

        · texto em Inglês     · pdf em Inglês