SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3Comparative modeling of chopped elephantgrass particulate kinectics in crossbred lactating cows receiving or not concentrate supplementEffects of adding monensin or propylene glycol to citrus pulp on the degradability of total carbohydrates and in vitro cumulative gas production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

SALVADOR, S.C. et al. Resposta de vacas leiteiras à substituição total de milho por polpa cítrica e à suplementação com microminerais orgânicos I: consumo e digestão. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2008, vol.60, n.3, pp. 682-690. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352008000300024.

Avaliou-se a resposta de vacas leiteiras à substituição total de milho maduro finamente moído por polpa cítrica peletizada. O teor dietético do milho foi 10% e o de polpa 24% nos tratamentos com milho, e o de polpa foi 33% nas dietas exclusivas com polpa. Simultaneamente, foi avaliada a substituição total de fontes inorgânicas de Cu, Mn, Se, Zn e Cr por fontes orgânicas. Quatro dietas baseadas em silagem de milho foram geradas por arranjo fatorial dos dois fatores. Dezesseis vacas receberam os tratamentos em quadrado latino 4x4. O efeito da substituição de fontes inorgânicas por fontes orgânicas de microminerais não foi conclusivo. O consumo diário de matéria seca foi 19,4kg na polpa e 20,5kg na dieta com milho (P=0,03). O consumo de matéria orgânica digestível foi maior nas dietas com milho (P<0,01). Houve tendência de queda na taxa fracional de degradação ruminal in situ da MS da silagem de milho (P=0,11) e de aumento no tamanho da fração indigestível (P=0,15) nas dietas com milho, sugerindo que a degradação de forragens não determinou o menor consumo nas dietas com polpa. A substituição total de milho por polpa cítrica pode reduzir o consumo e a digestibilidade.

Keywords : bovino; amido; pectina; rúmen; digestibilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese