SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número5Efeitos da aplicação tópica do levobunolol, da combinação fixa de dorzolamidatimolol ou da associação de dorzolamida com levobunolol sobre a pressão intra-ocular, o diâmetro pupilar e a freqüência cardíaca em gatos saudáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

BORGES, N.F. et al. Vídeo-artroscopia da articulação fêmoro-tíbio-patelar em cães após secção do ligamento cruzado cranial guiada por artroscopia. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2008, vol.60, n.5, pp. 1035-1044. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352008000500001.

Avaliaram-se e classificaram-se por meio da vídeo-artroscopia as alterações da articulação fêmoro-tíbio-patelar (FTP), 21 dias após secção experimental do ligamento cruzado cranial (LCCr) em cães, tendo como referência os parâmetros encontrados no exame artroscópico imediatamente anterior à secção. Ao exame artroscópico, foi possível visibilizar os cotos remanescentes do LCCr e as alterações articulares, como aumento da vascularização, aumento das vilosidades na membrana sinovial, bem como fibrilação e osteófitos, principalmente nas bordas trocleares do fêmur. Os resultados sugerem que a artroscopia é um método preciso de avaliação macroscópica dos tecidos articulares moles e duros.

Palavras-chave : cão; ortopedia; exame artroscópico; ligamento cruzado cranial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português