SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número3Sexagem histológica e desempenho de Oreochromis niloticus testando diâmetros de ração de acordo com o aparato bucalComposição química e perfil de ácidos graxos do leite e muçarela de búfalas alimentadas com diferentes fontes de lipídeos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

LOPES, T.S. et al. Diversidade genética de estoques de reprodutores de Colossoma macropomum. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2009, vol.61, n.3, pp. 728-735. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352009000300029.

Analisou-se a diversidade genética de estoques de reprodutores de Tambaqui (Colossoma macropomum), mediante o uso de marcador RAPD, utilizando-se 10 primers para analisar 30 amostras do estoques de reprodutores das pisciculturas de Boa Esperança e Vale Verde, localizadas no Estado de Rondônia. A porcentagem de fragmentos polimórficos e o índice de diversidade genética de Shannon foram altos nos dois estoques de reprodutores. O estoque de reprodutores de Boa Esperança apresentou um fragmento exclusivo. A diferenciação genética foi baixa e o número de migrantes por geração foi alto entre os estoques de reprodutores. O dendrograma não separou os indivíduos dos estoques de reprodutores em grupos distintos. Há alta variabilidade genética nos estoques de reprodutores, um pouco inferior no estoque de Vale Verde, e há grande proximidade genética entre os indivíduos dos estoques de reprodutores.

Palavras-chave : tambaqui; Colossoma macropomum; RAPD; variabilidade genética; monitoramento genético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português