SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue4Physiotherapy after arthroscopic repair of the cranial cruciate ligament in dogs: II - Arthroscopic and anatomopathological evaluationsClinical-radiographic osseointegration of hydroxyapatite-lignin composite between metallic implant and bone tissue in rabbit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

SIA, D.B. et al. Comparação entre a técnica de substituição do ligamento redondo por implante de fascia lata bubalina preservada em glicerina e o uso de pino transarticular na redução e na estabilização da luxação coxofemoral experimentalmente induzida em cães. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2009, vol.61, n.4, pp. 825-834. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352009000400009.

Compararam-se duas técnicas cirúrgicas de redução e estabilização da articulação coxofemoral experimentalmente luxada em cães. Dois grupos de animais, submetidos às respectivas técnicas após a indução cirúrgica da luxação, foram acompanhados clínica e radiograficamente por um período de 60 dias, findos os quais, realizaram-se avaliações macroscópica e histológica e teste de tensiometria das articulações. Cada grupo foi constituído por oito animais, clinicamente sadios, com pesos entre 5 e 20kg. Os animais submetidos ao implante de fáscia apresentaram, ao exame físico, evolução da deambulação significativamente precoce em relação aos do grupo submetido ao implante de pino de Steinmann, além de menor grau de atrofia muscular. Os testes de tensiometria, as avaliações macroscópicas e radiográficas e os exames histológicos não diferiram entre os grupos, evidenciando também que ambas as técnicas não geraram alterações deletérias à articulação operada. Conclui-se que a técnica de estabilização da articulação coxofemoral com implante de fascia lata foi clinicamente eficaz e vantajosa quando comparada à técnica do pino transarticular.

Keywords : cão; articulação; membrana biológica; ortopedia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese