SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número5Adaptabilidade climática de caprinos Saanen e Azul no Meio-Norte do BrasilPerfil proteico de tilápia nilótica chitralada (Oreochromis niloticus), submetida ao estresse crônico por hipóxia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

NEVES, P.R. et al. Características morfológicas do desenvolvimento ovariano de duas linhagens de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus), em sistemas de cultivo misto. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2009, vol.61, n.5, pp. 1173-1182. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352009000500021.

Este trabalho teve como objetivo caracterizar morfologicamente e classificar os estádios de desenvolvimento gonadal de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) de linhagens distintas. Foram avaliados 84 ovários da linhagem Bouaké e 92 da linhagem Chitralada, em diferentes fases de desenvolvimento: inicial (imatura - 104 dias de cultivo), intermediária (crescimento - 152 dias de cultivo) e final (ganho de peso - 279 dias de cultivo). Os ovários foram analisados macroscopicamente e submetidos a procedimento histológico, corados com hematoxilina-eosina, para determinação das características microscópicas e subsequente classificação. Não foram observadas diferenças morfológicas nos ovários entre as linhagens na fase inicial (estádio A - imaturo). Na fase intermediária, os ovários revelaram diferenças morfológicas, evidenciando maior desenvolvimento gonadal para a linhagem Chitralada, (estádio B - maturação) em relação à Bouaké (estádio A). Na fase final (ganho de peso) os ovários não apresentaram diferenças morfológicas entre as linhagens (estádio C - maduro). Apesar de semelhanças no comportamento reprodutivo das fêmeas das linhagens Bouaké e Chitralada, na fase final (ganho de peso), diferenças, em relação à classificação da fase intermediária nos aspectos macroscópicos e microscópicos e diâmetro dos ovócitos, foram observadas.

Palavras-chave : Oreochromis niloticus; morfologia; desenvolvimento ovariano; linhagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês