SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Animal production and nutritive value of a coastcross pasture mixed with forage peanutCarbohydrates and proteins fractions of tropical grasses cut at three ages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

CASTRO, G.H.F.; RODRIGUEZ, N.M.; GONCALVES, L.C.  and  MAURICIO, R.M.. Características produtivas, agronômicas e nutricionais do capim-tanzânia em cinco diferentes idades ao corte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 654-666. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352010000300022.

Avaliou-se o capim-tanzânia (Panicum maximum cv Tanzânia) cortado aos 42, 63, 84, 107 e 126 dias quanto à produtividade, às características agronômicas, à composição bromatológica e à digestibilidade in vitro. Observou-se aumento na altura da planta do capim-tanzânia até os 84 dias, com aumento da produção de massa verde de forragem e aumento na produção de matéria seca com o avançar da idade ao corte. O aumento da idade ao corte resultou em diminuição do percentual de folhas e em aumento no percentual de hastes. Na composição bromatológica, observaram-se diminuição do teor de proteína bruta e aumento das frações fibrosas, com aumento do nitrogênio retido nessa última com o avançar da idade. Os resultados obtidos refletiram-se na cinética de fermentação ruminal, descrita pela técnica in vitro semiautomática de produção de gases, demonstrando menor potencial de produção de gases, menor taxa fraccional de fermentação e, consequentemente, menor degradabilidade efetiva da matéria seca. Recomenda-se o corte do capim-tanzânia no intervalo de 42 a 63 dias de crescimento.

Keywords : capim-tanzânia; Panicum maximum; composição bromatológica; produção de gases.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese