SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue1Reproductive and metabolic responses of ewes fed dehydrated cashew apple bagasse during the postpartum periodSilage quality of Brachiaria brizantha cultivars ensiled with different levels of millet meal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

ZEOLA, N.M.B.L; SILVA SOBRINHO, A.G.S  and  MANZI, G.M. Desempenho e características da carcaça de cordeiros submetidos aos modelos de produção orgânico e convencional. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp. 180-187. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352011000100027.

Avaliou-se o desempenho de 48 cordeiros Ile de France submetidos aos modelos de produção orgânico e convencional desde o nascimento até o abate, aos 32kg de peso corporal. Foi observado que peso ao nascer, peso ao desmame, peso corporal, peso corporal ao abate, idade do nascimento ao desmame, ingestão de matéria seca e ganhos de peso corporal do nascimento ao desmame e do desmame ao abate não foram influenciados (P>0,05) pelos modelos de produção estudados. Idade do desmame ao abate e idade do nascimento ao abate foram influenciados (P<0,05) pelos modelos de produção. Peso corporal, peso corporal ao abate, peso do corpo vazio, pesos da carcaça quente e fria, rendimentos verdadeiros de carcaça quente e fria e perdas ao resfriamento e ao jejum não foram influenciados (P>0,05) pelos modelos de produção estudados. Cordeiros submetidos ao modelo de produção convencional atingiram peso de abate em menor tempo, fato que, dos pontos de vista zootécnico e econômico, é mais propício e vantajoso ao produtor.

Keywords : carcaça; cordeiro; ganho de peso; modelo orgânico; modelo convencional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese